segunda-feira, 5 de maio de 2014

Reflexões em 1 Coríntios - Satisfeitos com Cristo



1 Coríntios 7:17 - ¶ E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. 

Por um pequeno período, Paulo se distancia dos temas ligados ao matrimônio para dedicar-se a nos ensinar a estarmos satisfeitos em Cristo Jesus. No pensamento do apóstolo, com a experiência da conversão, devemos continuar vivendo de acordo com o dom que o Senhor nos deu. O que nos completará como seres humanos não é uma filiação religiosa (ser circuncidado ou não, vv.18,19), muito menos ter nossa condição social melhorada (ser escravo ou não, vv.20,21), mas sim, estarmos participando de uma nova esfera de relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo.

O cristão vive feliz e satisfeito por aquilo que Deus É, por aquilo que Cristo fez e por aquilo que o Espírito continua fazendo em nós, preparando-nos para o Dia Glorioso em que Jesus virá nos buscar. Não estamos acorrentados com expectativas terrenas passageiras, mas com a firme convicção de que, por causa da morte de Nosso Senhor, estamos participando da obra de Deus e dos seus propósitos soberanos.

Estamos satisfeitos com Cristo, e confessamos a Ele como Nosso Salvador.

E nós: queremos?



Mateus 8:2 - E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

Jesus terminou o Sermão do Monte. Dentre a multidão que O acompanhava, um leproso pediu a Sua ajuda. "Então um leproso chegou perto Dele, ajoelhou-se e disse: Senhor, eu sei que o Senhor pode me curar, se quiser" (Mateus 2:2).

Leprosos não tinham o direito de chegar perto dos saudáveis - ser tocado era algo de impensável. Mais ainda: era contra a Lei. Com que cara o homem com lepra enfrentaria o sacerdote, para oferecer sua oferta de purificação? Contaria ou não que o rabino Jesus tocou nele, desobedecendo uma lei milenar? Caso o curado da lepra tivesse sido repreendido e, até, punido pela falta de ortodoxia de Jesus, todos os sacerdotes tradicionais apoiariam.

Jesus Cristo sempre quer. Ele sempre quer nos ensinar, nos ajudar. Só que Ele quer, fazendo as coisas do jeito Dele. Jeito que, infelizmente, não concorda com nossas convicções. O jeito de Jesus estabelecer o Reino de Deus desagradou e desapontou Judas Iscariotes. O jeito do Cristo continua a ser diferente do nosso. No final das contas, após a bênção recebida, ficamos envergonhados e agradecemos. Que o Senhor nos ajude, no processo de querer como o Cristo quer.

A capa de Jesus ou o Jesus da capa?



Lucas 8:46 - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. 

Uma multidão acompanhava Jesus, para vê-lo de perto. Uma mulher, enferma há doze anos, decidiu tocar na capa do Mestre, crendo que Ele podia curá-la - como, aliás, aconteceu. O episódio teria terminado neste ponto, se não fora o comentário do Mestre: "Mas Jesus disse - Alguém me tocou, pois eu senti que de Mim saiu poder" (Lucas 8:46).

Jesus não perguntou "quem tocou minha capa? Sua pergunta deve ter tido o objetivo de mostrar a diferença essencial entre a pessoa Dele e os objetos relacionados com Ele. Não fosse o diálogo com o Mestre, havia o perigo de as pessoas começarem a considerar como milagrosa a capa de Jesus. Porque esta é a tendência da superstição humana, criadora dos objetos sagrados e dos santuários milagrosos.

O poder de Jesus Cristo se manifesta no mar, no deserto, numa casa, e até, na sinagoga e no templo. A bênção que Cristo confere não depende do altar, depende do Cristo. O poder de Deus se manifesta onde Cristo está e é obedecido. Quando começamos a supervalorizar objetos relacionados com Cristo, tendemos a nos distanciar do Cristo dos objetos. A última palavra provém de Cristo Jesus: "de Mim saiu poder". A cristandade contemporânea tem que escolher. Estamos adorando o Jesus de capa ou a capa de Jesus?

Reflexões em 1 Coríntios - Sacrificados a ídolos



1 Coríntios 8:1 - ¶ Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 

Corinto era uma cidade infestada por uma terrível idolatria. Boa parte dos irmãos havia tido contato com cultos pagãos antes de conhecer o evangelho de Jesus Cristo, e agora, queriam entender os limites que deveriam manter entre a nova realidade e a antiga. E um dos limites que precisava ser estabelecido era a respeito do contato com alimentos sacrificados a ídolos.

Não era um assunto simples de se resolver. Primeiro, boa parte das relações sociais em Corinto girava em torno de algum contato com os templos pagãos (e obviamente as suas refeições). Segundo, quase todo o alimento vendido na cidade havia sido previamente oferecido em altares pagãos. Terceiro, nem todos os cristãos estavam maduros o bastante para se alimentar com esses alimentos sem manchar sua consciência.

O cristão sabe que o ídolo por si só não é nada. Se comermos um alimento que tenha sido consagrado a ídolos, isso por si só não nos tornará impuros. Mas somos orientados pela Bíblia a nos abstermos deles pela fraqueza de consciência de alguns irmãos (At 18.29). 

Porque o amor é dom divino


1 Coríntios 13:13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

O amor definido pela Bíblia é uma realidade e um conceito que nada tem a ver com a experiência do amor humano. Por isso Paulo situa seu capítulo sobre o amor dentro do contexto dos dons espirituais. "Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, a maior delas é o amor" (I Coríntios 13:13).

O conceito divino do amor foi revelado por Jesus: "Assim como Meu Pai me ama, Eu amo vocês. Portanto,m continuem unidos comigo por meio do Meu amor por vocês" (João 15:9). O apóstolo João, inspirado pelo Espírito de Cristo, apresenta-nos a mais profunda e poderosa definição de Deus - "Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus e Deus vive unido com ele" (I João 4:16).

A vida cristã é a atitude existencial de viver em comunhão com o Deus de Cristo, no meio de um mundo controlado pelo ódio. Viver o amor de Cristo é desafiar este mundo. E é, também, desafiar as tradições humanas e institucionais do cristianismo. Precisamos do poder do Espírito, para viver aqui o amor de Cristo. Felizmente, o amor é um dom divino. Que nós recebemos e praticamos, com humildade de coração.



Mensagem de Deus.

Conheço teu medo, a tua felicidade e os teus sonhos. Conheço tua estrada e sei exatamente o teu destino. Conheço-te por dentro…
E sem que tu tenhas que me pedir, eu entendo o que tu queres. Conheço o teu sorriso, e sei tudo que está dentro do teu coração. Conheço e te reconheço em qualquer lugar…
Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar. Amo-te pelo que tu és, e para mim, és um ser valioso. Amo-te, mesmo quando perdes a confiança em mim. Amo-te, mesmo sem saberes… Acompanho-te desde sempre! Estou ao teu lado mesmo quando pensas que te abandonei…
Vibro em cada minuto da tua felicidade. Choro com cada lágrima tua. Sofro com toda a tua dor, e te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger…
Conheço-te e sei que és muito especial, como é especial cada filho meu, mas cada um com as suas diferenças, ainda assim o meu amor é incondicional, e ele é o maior amor do mundo. Conheço-te, porque eu te criei…

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmos 46:10)
Amém!

Bom dia e uma semana de lutas e de vitórias com Cristo Jesus!

Meditação Matinal TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS



Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1

A nuvem de testemunhas mencionada no texto de hoje, qualificada como "tão grande", é formada pelos heróis da fé relacionados no capítulo 11. A vida deles e suas vitórias são o grande encorajamento para a carreira da fé.

A metáfora é tirada dos esportes do mundo antigo. O autor imagina o cristão como um atleta, fazendo os preparativos para a corrida num estádio da antiguidade, com os espectadores assentados, elevando-se por todos os lados, em longas filas. O atleta, antes de iniciar a maratona, momentaneamente levanta o rosto para ver a multidão de faces que o cerca como uma nuvem. Ele vê os grandes atletas do passado observando-o. Cada um deles, apesar das limitações e desabilidades, terminou o percurso proposto.

Nessa fração de segundos, aquele que está para iniciar o trajeto toma consciência de que aqueles não são espectadores comuns, mas veteranos da mesma corrida. É como se os fiéis de todas as eras, a vida deles e a memória de suas vitórias estivessem assentados naqueles bancos, fixando intensamente o olhar naquele que inicia agora. Hebreus 11:39 nos diz que os vencedores do passado ainda não receberam a promessa; portanto, não são eles de fato. É o silencioso testemunho da fidelidade de sua vida, a memória de seu desempenho, pela fé, que serve de desafio e inspiração.

Todos nós temos apenas uma vida. Uma única e grande oportunidade para alcançar a excelência no serviço da cruz. As testemunhas tiveram seu dia de verão, elas correram bem. Agora é nossa vez. Esse é o cenário de Hebreus 11 e 12. Dois mil anos não enfraqueceram o poder de apelo desta cena. Nas Olimpíadas antigas, os atletas amarravam pesos em suas pernas e corpo. No dia da corrida, livravam-se deles e sentiam que quase podiam voar. "Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado", diz o texto de hoje. O peso aqui se refere a qualquer item de natureza supérflua que poderia reter aquele que corre.

Observe mais uma vez que alguns dos heróis mencionados são relacionados pela fraqueza que eles venceram. Alguns deles foram nuvens escuras
que se tornaram prata reluzente. Eles são a permanente lembrança de que Deus convoca a todos, eu e você inclusive.







Meditação da Mulher Quando Deus me segurou pela mão



Pois Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; Eu o ajudarei. Isaías 41:13

Nervosa, eu aguardava com minha sogra na sala de espera do centro cirúrgico do hospital. Minutos antes, eu havia me despedido de meu esposo com um beijo e feito a última oração com ele, antes que ele desaparecesse do outro lado da porta para uma cirurgia de ressecção no fígado. Apenas dois meses antes, aos 38 anos de idade, meu querido esposo havia recebido o diagnóstico de câncer do cólon, estágio quatro. Ele já havia passado por uma cirurgia de emergência 18 meses antes, e o estresse da situação pesava sobre mim. Tínhamos um filho de um ano para amar e cuidar, e eu estava profundamente preocupada com meu esposo. Desde a cirurgia do cólon, o câncer se havia espalhado para dois pontos do fígado, e seu oncologista recomendara que o câncer fosse removido cirurgicamente. Explicaram que a cirurgia devia durar entre cinco e sete horas.

Nesse momento, ouvi meu nome pelo sistema de som do hospital. Minha sogra e eu corremos ao balcão, onde nos disseram que o médico queria falar conosco na sala particular. Olhei o relógio. Fazia apenas umas quatro horas! Então lembrei-me de que o cirurgião nos havia dito que, se o câncer se houvesse espalhado para outras partes da região abdominal, não poderia ser removido cirurgicamente. O risco de espalhar a doença seria grande demais. Eles teriam que simplesmente costurá-lo e dar início à quimioterapia. Por que fomos chamadas para uma saleta particular? Eu havia visto outros cirurgiões virem e falarem com a família ali mesmo, na sala de espera. Com certeza, algo terrível devia ter acontecido. Por que motivo a cirurgia demoraria tão pouco tempo?

Então os passos do médico me interromperam os pensamentos. A cirurgia fora bem-sucedida. O câncer não se havia espalhado e eles puderam removê-lo todo. Meu esposo se encontrava na sala de recuperação e reagia muito bem!

A paz me inundou a alma enquanto lágrimas de alívio rolavam pelo meu rosto. Deus estivera comigo o tempo todo, segurando minha mão! Queria simplesmente que eu confiasse nEle e estivesse em paz, mesmo sem poder ver e entender. Ele queria que eu confiasse nEle e descansasse em Seus braços de amor. Eu sabia que viriam duras provas dali em diante, mas também sabia que Deus estaria junto para me segurar pela mão. "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em Ti" (Salmo 56:3).

Tammy Sommer




sexta-feira, 2 de maio de 2014

“Eu te amei muito. Nunca disse, como você também não disse, mas acho que você soube. Pena que as grandes e as cucas confusas não saibam amar. Pena também que a gente se envergonhe de dizer, a gente não devia ter vergonha do que é bonito. Penso sempre que um dia a gente vai se encontrar de novo, e que então tudo vai ser mais claro, que não vai mais haver medo nem coisas falsas. Há uma porção de coisas minhas que você não sabe, e que precisaria saber para compreender todas as vezes que fugi de você e voltei e tornei a fugir. São coisas difíceis de serem contadas, mais difíceis talvez de serem compreendidas — se um dia a gente se encontrar de novo, meu  amor, eu direi delas, caso contrário não será preciso. Essas coisas não pedem resposta nem ressonância alguma em você: eu só queria que você soubesse do muito amor e ternura que eu tinha — e tenho — por  você. Acho que é bom a gente saber que existe desse jeito em alguém, como você existe em mim.”



Fazer aniversário é ter a certeza de que ao menos uma vez ao ano a vida será vista de uma maneira diferente. Fazer aniversário é brincar de crescer e quem sabe mais tarde virar "gente". É sorrir sem ter motivo ou chorar pela mesma coisa. É ter de novo a certeza de que os sonhos ainda poderão se realizar. É reconhecer que amigos se importam com a sua importância. É contar o tempo que se viveu e o que se deixou de viver. É luz na escuridão. É lembrar da vitória de um dia ter sido embrião. É aprender a valorizar o tempo. É contar com a presença dos ausentes. É tornar novo o que se fez velho. É fazer do novo o sempre. Enfim,fazer aniversário é contar, os minutos, as horas os dias meses e anos,e muito mais que tudo isso, Fazer aniversário é saber que só se nasce uma vez e que por isso a oportunidade de viver é única e isso torna o valor da vida sem valor, porque fazer aniversário é viver sem preço, mas viver feliz.



Meditação Matinal QUANDO JESUS VOLTARÁ?


Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá. Mateus 24:44

Quando irá Jesus Cristo retornar à Terra? Até agora ninguém apresentou uma data correta. E não foi por falta de tentativas. Nos anos 80, alguém escreveu um livro intitulado 88 Razões Por Que o Arrebatamento Será em 1988. O livro foi vendido em grande quantidade, mas o Senhor não Se impressionou com aquelas razões. Elas não eram convincentes. E, como você pode imaginar, o livro não está mais à venda.

Ao longo da história, tem havido muitas tentativas de determinar uma data para o retorno de Jesus. Os mileritas marcaram a data de 1843/1844 e sofreram um grande desapontamento. Charles T. Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, estava absolutamente certo de que o retorno de Cristo se daria em 1914. Depois dele, Joseph Rutherford, seu sucessor, predisse o retorno do Senhor para 1925. Tais datas passaram, Russell e Rutherford morreram e não viram suas predições se realizarem. Mais recentemente, Harold Kamping, um presbiteriano, presidente da Family Radio, nos Estados Unidos, depois de vários cálculos complexos, marcou o retorno de Jesus primeiro para 1994 e posteriormente 2011. E estava errado nas duas vezes.

A lista desses cálculos é enorme, e dois fatos são evidentes: primeiramente, os matemáticos apocalípticos não se convencem de seus erros e, em segundo lugar, para alguns descrentes cada falha é uma prova de que o cristianismo é falso. Contudo, essas predições falsas não destroem a veracidade do segundo advento. Na verdade, o fracasso dessas tentativas apenas comprova a veracidade das palavras de Jesus: "não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" (Mt 24:42), ou "não vos compete conhecer tempos e épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7). Apesar dessas advertências, de quando em quando surgem novos "especialistas", com "novas evidências" e "novas descobertas de chaves".

Talvez a tentativa de estabelecer a data do retorno de Cristo esteja, em parte, baseada no desejo de se estar preparado pelo menor período de tempo possível. Isto é, sabemos que Ele só irá voltar, digamos, por volta de dezembro de 2015, então deixaremos para pensar nisto quando o tempo estiver bem próximo. Quando voltará Jesus a segunda vez? Não sabemos. A certeza é quanto ao evento, não sobre quando ele acontecerá. Nosso chamado não é para "descobrir" a data do segundo advento, mas estarmos preparados para ele, quando acontecer, cedo ou tarde.



Meditação da Mulher Sem alegria




Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Salmo 46:1

Minha vida tem sido turbulenta nos últimos tempos. Estamos passando por maus momentos na igreja, e isso tem pesado sobre mim. Tenho o costume de cantar, mas não encontro a alegria que me dê o desejo de cantar. Sou professora de uma classe de estudo da Bíblia e, embora digam que me saio bem nessa atividade, não tenho feito isso de coração.

Comecei a trabalhar num novo emprego, e tenho lutado para me encontrar – com muito pouco sucesso. Tivemos duas despesas inesperadamente grandes, que levaram nossas finanças ao desastre, e não consigo ver uma saída. Meu cunhado faleceu, a mãe de minha cunhada faleceu, minha mãe ficou doente e foi hospitalizada por duas semanas.

Em casa, o aparelho de ar-condicionado está estragado e sopra ar quente. Tenho dificuldade para me concentrar, e minha filha mais nova, pela primeira vez, não está indo bem na escola. Minha filha mais velha percebe o tumulto e tem andado "pegajosa" ultimamente – um sinal certo de estresse.

Ontem, meu esposo entrou em casa e anunciou que seu carro havia morrido na entrada da garagem. Tive vontade de me enroscar e chorar, mas naturalmente não podia. Coloquei as meninas na cama, liguei para meu pai e pedi para usar o carro de mamãe, a fim de podermos levar as meninas à escola e depois irmos para o trabalho.

Estou exausta emocional e fisicamente. Não aguento mais. Dormi esta noite, mas acordei com dor no estômago, outro sinal certo de estresse. Como de costume, estudei a lição bíblica, li a Bíblia e depois li o livro devocional da mulher. A história de hoje se intitulava "Fé Infantil". Era exatamente o que eu precisava ler. Fez-me lembrar de que devo confiar em Deus e ter, como criança, fé em que Ele vai cuidar de tudo.

Terminei de me preparar para o trabalho e entrei no carro de mamãe. Gosto do silêncio no início da manhã, mas hoje tive o impulso de ligar o rádio. Adivinha o que Deus fez por mim? Tocou duas músicas que eu precisava ouvir. A primeira dizia: "Erga sua face. A salvação está chamando." A segunda declarava: "Ele venceu." Tudo o que pude fazer foi chorar.

Nunca duvidei de que Deus me ama, porém hoje, Ele me disse exatamente o que eu precisava ouvir. Fez com que me lembrasse de que Ele continua no controle e de que, não importa quão ruim seja a situação, Ele está presente, acessível e é mais do que capaz de prestar auxílio! Entreguei tudo a Ele hoje. Adivinha uma coisa? Reencontrei minha alegria.

Tamara Marquez de Smith