sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Meditação da Mulher Muito obrigada, Espírito Santo



Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês. Mateus 10:20, NTLH

Acomissão da igreja acabara de me indicar como conselheira dos jovens, e era nosso primeiro dia de aconselhamento em grupo na igreja. Os meninos pareciam bem menos interessados que seus pais ou o diretor educacional, que tivera esse sonho.

Uns 15 adolescentes se arrastaram para dentro da sala. Alguns estavam visivelmente cansados. Três meninas adormeceram antes mesmo que o programa começasse. Dois rapazes me disseram, de maneira polida, que não precisavam de aconselhamento; estavam presentes porque tinham que estar. Tive meu trabalho facilitado! Sorrindo diante do grupo relutante, comecei. “Não pensem que isto é aconselhamento obrigatório”, avisei. “São reuniões de estratégia de vida; Psicologia 101, mais ou menos.” Alguns se ajeitaram na cadeira.
Enquanto eram passados os cartões entre os presentes, contei aos adolescentes a história que uma amiga acabara de me mandar por e-mail naquela manhã. Era a história do trabalho final de uma moça para sua última aula, antes da formatura. Tudo o que ela precisava fazer era sorrir para três estranhos e documentar um dos encontros. Ela escolheu relatar uma experiência particularmente sensível, na qual fizera mais do que sorrir para dois homens moradores de rua – ela lhes deu comida. Justamente quando eu terminava a história, senti a impressão de que devia fazer uma alteração. “E ela foi reprovada”, disse eu ao grupo, trazendo a esperada conclusão a um suspense. Meu auditório todo estava atento. “Isso não é justo!” “Como foi acontecer isso?” E surgiram questões acaloradas e observações sóbrias. Mesmo quando lhes contei o final verdadeiro, a discussão continuou. Eles estavam sintonizados.

Só pude sussurrar: “Muito obrigada, Espírito Santo!” Na manhã seguinte, eu tinha ainda mais razões para sorrir. Passando para o texto sugestivo da minha leitura bíblica, li a passagem de hoje: “Pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês” (Mateus 10:20).

Em 30 anos de magistério, nunca antes eu aplicara essas palavras a um contexto educacional. Agora podia fazê-lo. E me perguntei: quantas outras vezes teria o Espírito sussurrado uma sugestão e eu, correndo temerariamente em outra direção, O ignorei?

Pense nas vezes em que o Espírito Santo pôde falar por intermédio de você. Que variados métodos tem Ele usado para levar-nos para mais perto de Deus?

Incrível, não é mesmo?

Glenda-Mae Greene



Nenhum comentário:

Postar um comentário