terça-feira, 18 de novembro de 2014

SANTIDADE AO SENHOR



Fizeram também a folha da coroa de santidade de ouro puro, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: Santidade ao Senhor. Êxodo 39:30, ARC

“Santidade ao Senhor” é um famoso lema das Escrituras. A santificação é um requerimento universal, “sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). Contudo, o significado bíblico de santificação parece obscuro para multidões de cristãos. Para muitos, existe uma entidade chamada “justiça comunicada”, que podemos acumular, de modo que nos tornamos mais e mais justos em nós mesmos e, na proporção em que temos mais dessa justiça dentro de nós, menos necessitamos da justiça imputada de Cristo.

A fraqueza e a pecaminosidade do cristão em crescimento terminariam, finalmente, em uma justiça interior plena antes do retorno de Cristo. Em suma, muitos pensam que justificação é aquilo que Cristo faz por nós, e santificação é aquilo que nós fazemos por Ele.
Outra maneira de entender a noção de justiça comunicada é concebê-la como participação na vida de Cristo. O que nos é comunicado é o controle do Espírito Santo sobre nossa vida. A justiça de Cristo em nenhum sentido é nossa à parte ou independente dEle. Tal justiça sempre pertence a Ele. De modo nenhum nos pertencerá. Se esse fosse o caso, a santificação teria o mesmo efeito do pecado: ela nos separaria de Deus (ver Is 59:2).

Assim, o ensino de que Cristo nos concede uma justiça que atua independente dEle e de que em algum ponto da história já não precisaremos mais dEle não é algo que tenha base nas Escrituras. Santificação não é uma qualidade que o homem possui nele mesmo, mas uma qualidade de vida derivada de Deus. Assim, quanto mais vivemos a vida cristã, mais nos tornamos submissos e dependentes de Cristo. Nesse sentido, a santificação depende da mesma fonte da justificação. Se a justificação é a justiça de Cristo creditada em nosso favor, a santificação significa o senhorio e controle de Cristo sobre nossa vida.

Alguns pensam que a santificação é um tipo de “halterofilismo espiritual”: à medida que se exercitam, mais fortes se tornam, até o ponto de não mais precisarem de Cristo para “erguer os pesos” da vida cristã. Em realidade, no exercício da verdadeira santificação, a única coisa que desenvolvemos é a consciência de nossa fraqueza, incapacidade e absoluta dependência dEle. Sem Cristo, nada podemos fazer (Jo 15:5).


Bom dia ....





Nenhum comentário:

Postar um comentário