terça-feira, 28 de outubro de 2014

A ARMADURA DE DEUS – I

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Efésios 6:11

Escrevendo aos Efésios, Paulo coloca o conflito cristão dentro dos limites do sobrenatural. “Nossa luta não é contra o sangue e a carne”, diz ele (Ef 6:12). O inimigo é entendido como acima do plano humano. De fato, as Escrituras ensinam que Satanás e as forças do mal são uma realidade. Elas são muitas e são poderosas, organizadas, excessivamente astutas, possuindo mil disfarces e estratégias. São especialistas na psicologia humana, hábeis no uso do engano e invisíveis. O inimigo que não vemos ou do qual não temos consciência é provavelmente o pior de todos. Em condições normais, não teríamos nenhuma chance.

Contudo, a maior característica do inimigo não foi incluída acima. O que a Bíblia ensina de mais importante sobre Satanás e seus aliados é que eles são inimigos vencidos. Foram derrotados de modo completo por Cristo em Sua vida, ministério e ressurreição. Todos aqueles que genuinamente se submetem a Jesus partilham dessa vitória. Às vezes, tornamo-nos tão presos às circunstâncias, tão obcecados pelos problemas da vida, que nos esquecemos de que a vitória já está assegurada e das medidas tomadas por Deus para garantir nossa proteção no combate. Se nossa luta não é contra o sangue e a carne, o Senhor cria o equilíbrio, lembrando-nos de que “as armas da nossa milícia [também] não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2Co 10:4).

No contexto do verso de hoje, Paulo descreve o teor das armas disponíveis, utilizando símbolos e metáforas tiradas do mundo militar antigo. “Cingindo os vossos lombos com a verdade” (Ef 6:14). A verdade é vista como um cinturão de couro semelhante ao que era utilizado pelos soldados romanos para cobrir os órgãos nobres e vitais. Por que iniciar com a verdade? Porque a mentira é a mais poderosa arma do inimigo. Com ela, o diabo introduziu a rebelião no Céu. Também estabeleceu na Terra um reino nela baseado: mentira a respeito de Deus, do significado da vida, de nós próprios, da família, do sucesso, do dinheiro, do sexo. Respiramos mentiras por todas as partes.

Apenas a verdade tem o poder de nos proteger contra a mentira. Apenas a verdade pode libertar nossa visão e coração. Para Jesus, a verdade é uma força protetora (Jo 8:32). Apenas a verdade pode desmascarar as mentiras do diabo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário