terça-feira, 28 de outubro de 2014

A ARMADURA DE DEUS – II

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Efésios 6:13

Em Efésios 6:14-17, Paulo relaciona as peças adicionais da armadura cristã: a couraça da justiça, as sandálias do evangelho, o escudo da fé, o capacete da salvação. Todas essas são armas defensivas. Pela fé, a justiça de Cristo se torna nossa justiça. Lutero inicialmente entendeu a justiça de Deus como sendo justiça condenatória. Mas compreendeu afinal que justiça é o que Deus oferece, não o que Ele exige. Isso o transformou para sempre. “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (v. 15, ARC). As sandálias eram características das pessoas livres. Em termos militares, elas representavam prontidão para avançar. O evangelho da paz também nos torna embaixadores da paz entre famílias em guerra, em conflitos na fábrica, no escritório, na escola e na própria igreja. Os filhos do reino agem como agentes de reconciliação.

“O escudo da fé” (v. 16). A referência era um grande escudo oval usado pelos soldados em batalhas. Os dardos inflamados eram uma perigosa arma do inimigo. Setas com pontas em fogo eram disparadas de direções desconhecidas. O escudo, por sua mobilidade, representava uma extraordinária proteção. A fé é tal escudo. Hebreus 11 ilustra o enorme poder da fé atuando na vida dos filhos de Deus: pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo,

escaparam do fio da espada e da fraqueza tiraram força; na batalha se esforçaram e puseram em fuga os exércitos inimigos (v. 33, 34). Que descrição impressionante daquilo que a fé em Deus é capaz!

“O capacete da salvação” (Ef 6:17). O capacete é a proteção da cabeça, parte vulnerável do corpo. Ele significa proteção contra a dúvida. Frequentemente recebemos mensagens negativas vindas de familiares, de um chefe, do professor, de amigos, de inimigos e do diabo. A salvação é a permanente afirmação de nosso valor. No mundo, se você não possui dinheiro, inteligência ou aparência física segundo os padrões da sociedade, as circunstâncias podem estar lhe dizendo que você não vale muito. Lembre-se: o Rei do Universo entregou-Se por você para que você nunca mais se veja em termos negativos. A salvação assegura o perdão do passado, poder para as vitórias no presente e a promessa da redenção final.





Nenhum comentário:

Postar um comentário