sexta-feira, 29 de julho de 2011

Meia noite em nossas vidas



Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os predadores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda segurança. O qual tendo recebido tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros da prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradando em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (Atos 16:22-31)

Esta passagem de Atos nos mostra uma situação desesperadora que os apóstolos Paulo e Silas enfrentavam. Estavam presos injustamente, amarrados e cobertos por feridas que sangravam. Certamente tinham motivos de sobra para chorar e lamentar, mas ao invés disso, lemos que exatamente a meia-noite, eles estavam ali na prisão, mesmo naquela situação dolorosa, orando e cantando louvores a Deus.
Será que é possível cantar em meio à dor e o desespero? Como Paulo e Silas podiam louvar a Deus numa situação tão dolorosa?


A seguir, lemos sobre outro momento de desespero, quando o carcereiro ao acordar e ver que todas as celas estavam abertas, supondo naturalmente que os presos sob a sua responsabilidade haviam fugido, se desesperou de tal forma a ponto de desejar tirar a própria vida. Naquela meia-noite de angústia, este homem tentou se suicidar.
Duas situações de desespero, primeiramente a dos apóstolos Paulo e Silas, sentindo dores terríveis dentro da cela de uma prisão, em seguida a de um carcereiro desesperado por todas as celas repentinamente estarem abertas.


Mas porque Paulo e Silas cantavam, enquanto o carcereiro desejava suicidar-se? A diferença é muito simples, Paulo e Silas tinham Jesus dentro de si, enquanto o carcereiro não.

Talvez você também esteja vivendo a meia-noite da sua vida, um momento de desespero tão grande aonde chegue a pensar que não há mais solução, que não existe saída. Mas observe estes dois momentos de desespero, os apóstolos e o carcereiro. Veja que nos momentos difíceis, onde aparentemente não há saída, uns procuram a morte, enquanto os filhos de Deus cantam e louvam ao Senhor.

Talvez você não consiga encontrar forças para cantar e louvar ao Senhor nestes momentos tão difíceis, mas saiba, que Paulo e Silas não cantavam considerando suas feridas, suas dores ou àquela prisão. Eles cantavam, pois confiavam que Deus estava com eles. O Senhor nos diz: Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores (Gênesis 28:15). E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28:20b). De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hebreus 13:5b).
No momento da angústia ou do desespero, o que devemos fazer é abrir a nossa boca e louvar a Deus de todo o nosso coração!
A Bíblia diz que quando cantaram, sobreveio um terrível terremoto naquele lugar, de modo que sacudiu os alicerces da prisão, abriram-se todas as portas e soltaram-se as cadeias. Na angústia louvaram a Deus, e Ele os libertou com grande poder e força tirando-os de uma situação terrível e dolorosa. Estes apóstolos sabiam que para Deus nada é impossível, e por isso cantavam. Sabiam que Deus estava no controle de todas as coisas, desfrutando assim de uma paz inexplicável, mesmo em meio àquelas dores. Eles estavam seguros em Deus.

Diferentemente, o carcereiro sentiu uma angústia tão grande naquela noite, que seu medo o levou a querer cometer uma loucura.
O carcereiro estava a ponto de se matar quando Paulo gritou e o impediu alertando-o que os presos não haviam fugido, desesperado este homem confiou na palavra dos apóstolos e lhes perguntou o que devia fazer para ser salvo, eles lhe responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. A seguir, os apóstolos pregaram a palavra de Deus para aquele homem, ele creu no amor de Deus Pai em dar seu único Filho para que morresse por nossos pecados, e no amor de Jesus Cristo que se entregou na cruz em nosso favor e em seguida, foi batizado. Jesus disse: Quem crer e for batizado será salvo (Marcos 16:16).

Que grande mudança este carcereiro teve em sua vida de uma hora pra outra não é? Através de uma situação de desespero total ele foi salvo por Jesus Cristo. De um passo para a morte, recebeu não somente uma vida, mas a vida eterna em Jesus Cristo. A Bíblia nos diz: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste (João 17:3).


Na meia-noite da nossa vida devemos nos voltar a este texto do livro de Atos, pois nos desafia em meio à angústia e desespero, nos voltar primeiramente a Cristo ao invés da morte.
Que segurança e paz maravilhosa se movia no coração de Paulo e Silas em meio àquela terrível situação, e que louvável foi à troca da morte pela vida eterna em Jesus feita pelo carcereiro naquela noite.

Jesus disse: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16:33).

Deseje agora mesmo receber a nova vida que Deus tem para você e veja esta meia-noite que está vivendo tornar-se clara como o sol do meio-dia! Aprendendo que é possível sim cantar em meio ao desespero, quando sabemos que Deus está no controle de tudo!!!

Creio que Deus sempre está no controle de nossas vidas, momentos de angústias , desespero, dor e aflição.  Eu como ser humano acho sinceramente muito dificil reunirmos forças pra louvar e orar a Deus neste momentos complicados, mas tenho tentado e muito conseguir vencer até minhas fraquezas no que se diz respeito exatamente em ter bom animo para me ajoelhar e pedir forças pra enfrentar problemas do dia a dia em todos os aspectos.

Espero que aqui eu tenha consigo expor um pouco de como somos fragéis , mas em meio a esta fragilidade basta somente reunir forças pra orar a Deus pedindo sempre discernimentos e segmentos pra encontrar sabedoria pra resolver nossos inúmeros problemas.

Creio exatamente que quando Deus nos disse : De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hebreus 13:5b).

Amém e assim segue - se nossos dias , com  muitas lutas, mas sempre na esperança de crermos que Deus sempre estará a nos cuidar !!!!








AMÉM18.39 HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário