domingo, 14 de setembro de 2014

PARTILHAR PARA SOBREVIVER



Agora, reconheço que em toda a Terra não há Deus, senão em Israel. 2 Reis 5:15

Quando nossa filha era ainda pequena, líamos para ela, todas as noites, a coleção As Belas Histórias da Bíblia, de Arthur Maxwell. Nossa favorita era a história da menina cativa, serva na casa de Naamã, o comandante da Síria que sofria com a lepra. A heroína anônima superou qualquer síndrome de amargura ou ressentimento contra o agressor e o conduziu à cura e salvação. Lembro-me de que minha filha, com os olhos grandes e bem abertos, costumava dizer encantada depois de nossa apresentação: “Mas ela é tão pequena!”

Inicialmente Eliseu repreendeu o desempenho confuso do rei Jorão na conversa com Naamã: “Deixai-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel” (v. 8). Naamã, afinal, descobriu não apenas o profeta, mas, por meio dele, o próprio Deus de Israel. Embora relutante em banhar-se no insignificante Jordão, ele compreendeu que seu orgulho quanto aos rios de Damasco era completamente infundado. Pense agora na pequena menina. Houvesse ela escondido sua lâmpada, negado sua fé e deixado de dizer o que sabia, a história provavelmente seria outra. Nunca teríamos ouvido a respeito dela. O impacto não foi apenas para Naamã, mas para ela própria. Porque o testemunho missionário é tanto um meio para transformar como para ser transformado. Ele não afeta apenas a pessoa a quem se ministra, mas também afeta quem testemunha. Como vimos outro dia, a única distinção dessa garota era sua fé em Deus, e essa é precisamente a única razão pela qual ela entrou para a história sagrada. Seu exemplo sobreviveu para sempre como uma tocha brilhante.

Querido irmão, a única forma de manter sua fé viva e expandi-la é partilhando-a. Leia as três listas de dons registradas no Novo Testamento (Rm 12:6-8; 1Co 12:8-10; Ef 4:11). Aí são relacionados 21 dons espirituais diferentes. Mas essas listas não esgotam as possibilidades. Esses eram os dons no 1º século. O Senhor, certamente, acrescentou outros, necessários ao contexto atual. Determine os dons mais significativos para você. Ore para que o Senhor lhe mostre o que lhe foi conferido. Ore para encontrar seu lugar de serviço na igreja. Ouça o que outros dizem a respeito de seus dons. Lembre-se, ainda, de que Deus pode acrescentar a você outros dons.
Então, bem-vindo à maior aventura na qual você já se envolveu. Quais são os limites para seu testemunho? Não existem. Você é quem vai determiná-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário